sábado, 24 de maio de 2014

Encontrei este blog de um professor de Filosofia bem interessante:

http://filoparanavai.blogspot.com.br/

O blog é organizado pelo prof. Lúcio Lopes, de Paranavaí - PR. Está no ar desde 2009 e continua sendo atualizado.
E destinado a seus alunos do Ensino Médio. Não vemos material de filosofia para crianças ou links para outros professores de filosofia.

Sugestão de atividade

Procurem no Google algum BLOG de algum professor da sua disciplina destinado ao uso pedagógico com seus alunos. Explorem o blog e depois insiram neste espaço uma postagem falando sobre:

1. Link do blog selecionado
2. Perfil do professor bloguista
2. A quem o blog é destinado
3. Conteúdos que você encontrou no blog
4. Recursos utilizados (vídeo, gráfico, animação...)
5.O blog é interativo? Que tipo de atividades o professor trabalha com seus alunos?
6. O blog tem boa apresentação?
7. O que você gostou no blog?
8. O que você acha que poderia ser melhor?
9. Considerações finais.

Abraços.    

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Criei este blog para organizar um projeto na minha escola ligado ao meio ambiente. Deem uma olhada e comentem por favor:

http://projetoconsultoriaanarosa.blogspot.com.br/

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Ministério da Educação e Cultura

Programa Nacional de Tecnologia Educacional

Proinfo Integrado

Curso de Introdução à Educação Digital

Projeto de Pesquisa e Aprendizagem

Utilização de Ferramentas Tecnológicas na Aprendizagem

Autores: Lilliana Perrotti, Marianeide Soares,Alexandre A. Souza, Maria Aparecida V. Russo, Jane Tomé da Luz, Neide Todeschini

Cidade São Paulo – Abril de 2014


INTRODUÇÃO

Atualmente tudo que acontece no mundo é muito acelerado, a tecnologia se configurou no espaço e cabe a nos aceitá-la e nos familiarizarmos com ela.

Nos como professores nos preocupamos em fornecer aos nossos alunos instrumentos para que eles estejam preparados para enfrentar novas situações, não pretendemos ser  apenas aqueles que repassam conhecimento, mas sim atores de renovação constante no processo ensino aprendizagem.

Hoje o saber não é propriedade do professor como era antigamente, sabendo disso  a escola deve  “se reinventar” e para isso o professor  não pode concorrer com as tecnologias, mas sim  torná-las aliada  e usar a tecnologia a seu favor e a favor dos seus alunos  através dos saberes  advindos  das tecnologias digitais.

As tecnologias auxiliam no processo de ensino aprendizagem, pois aumentam as possibilidades de professores e alunos favorecendo o conhecimento do aluno de forma mais dinâmica e interativa.

As ferramentas digitais auxiliam no processo de ensino – aprendizagem, pois, ampliam as possibilidades do professor dentro da sala de aula, favorecendo a construção do conhecimento do aluno de modo mais dinâmico e interativo. Essas estratégias metodológicas são alternativas eficazes para o melhor desenvolvimento do educando se utilizado para fins realmente didáticos. É necessário que o profissional de educação seja qualificado, possuindo no mínimo o básico de conhecimento tecnológico possível para melhor manuseio das ferramentas e para que dessa forma, ele possa aperfeiçoar sua prática pedagógica.

O professor tem a sua disposição uma serie de ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem tais como: Teleconferência,  videoconferência, chat, Blog, Twitter, Facebook etc...


Segundo a professora Cláudia Rodrigues, o blog é na verdade apenas mais um espaço- entre tantos que o professor pode explorar -, um pretexto para entender que o uso da tecnologia na escola é inevitável. Enquanto os professores têm resistência em aderir aos gêneros digitais, os nossos alunos respiram tecnologia.
A tecnologia na educação é uma realidade a qual o professor precisa se adaptar para melhorar o seu desempenho na sala de aula. E conhecer as ferramentas digitais é uma necessidade profissional para a aproximação entre o professor e o aluno.
O blog é uma dessas ferramentas que facilita esta interação; com a sua linguagem ágil e acessível, os alunos participam mais das atividades propostas.
E o professor não é o único detentor do saber e sim, o maestro do conhecimento, que instiga, motiva e orienta os alunos.

.